6 de jan. de 2014

[RESENHA] O Diário de Anne Frank - Anne Frank

A resenha de hoje vai ser de um livro extraordinário, que comecei a ler em 2013, e terminei em 2014.

Nome: O Diário de Anne Frank
Autora: Anne Frank
Editora: BestBolso
Páginas: 378
Nota: 5/5


Anne Frank morava na Holanda, com o pai banqueiro, a mão dona de casa e a irmã Margot. Na Segunda Guerra Mundial, quando Hitler invadiu a Holanda e o antissemitismo já brotava no coração dos "verdadeiros" alemães, a família deve se esconder no Anexo Secreto, que fica atrás do escritório onde o pai de Anne trabalhava. Depois de ouvir no rádio que documentos importantes que transcrevam a realidade da guerra - como um diário - poderiam ser futuramente servidos como documentos históricos, Anne Frank começou a escrever como era a vida no Anexo.

"Ter um diário é uma experiência realmente estranha para uma pessoa como eu. Não somente porque nunca escrevi nada antes, mas também porque acho que mais tarde ninguém se interessará, nem mesmo eu, pelos pensamentos de uma garota de 13 anos. Bom, não faz mal. Tenho vontade de escrever e uma necessidade ainda maior de desabafar tudo o que está preso em meu peito."
Junto com seus pais e sua irmã, a família van Daan mudou-se para o Anexo Secreto, por onde ficariam dois anos.

O diário, que Anne achava que ninguém leria, tornou-se um dos livros mais importantes do século XX. Toda a história do Holocausto vista pelos olhos de uma garota, que passou a ser mulher, que teve seus sentimentos muitas vezes oprimidos pela realidade. Algumas vezes Anne desejou que tudo acabasse, ou que aquele Anexo nunca existisse, ou ainda que ela estivesse morta. O leitor se pega chorando e rindo com a garota, e se pega também com medo do que poderá acontecer nas próximas páginas.

O melhor de você ler esse livro é, sem dúvidas, o privilégio de você poder ter em mãos esse documento históricos de profunda importância - pelo menos para mim. Esse é, com certeza, um livro que ficará marcado na memória.

Podemos perceber também que Anne tinha uma esperança de sair daquele lugar, ser uma jornalista e depois uma escritora, ter uma família, mas não ser uma simples dona de casa como sua mãe. Anne tinha esperanças.
"Onde há esperança há vida."
O diário de Anne Frank é um livro que deveria ser adicionado às grades curriculares para que todos conhecessem a triste e comovente situação que os judeus passaram na Segunda Guerra Mundial.

AVISO: a partir daqui, a resenha contém spoilers.

Semanas antes da guerra acabar, os oito moradores do Anexo (incluindo o Sr. Dussel, que se mudaria mais tarde) foram deportados para diferentes campos de concentração. Anne Frank morreu de tifo em março de 1945, em Bergen-Belsen, campo de concentração na Alemanha.

5 comentários:

  1. Sou grande admiradora da Segunda Guerra Mundial e suas histórias e quando li esse livro simplesmente amei. Meio que sofri junto com a Anne. Acho que todos deveriam ler esse livro apenas para abrir um pouco a mente.

    Beijos.

    http://desventurasembooks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vi essa resenha em outro blog esses dias, um livro que eu amo tanto, tanto!
    Também demorei para ler, mas sinceramente, foi um dos mais tocantes que já li, até pelo fato de ter sido real!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li "O Diário de Anne Frank", mas esse é um livro que eu preciso conferir... Concordo que ele deveria estar nas grades curriculares, já li alguns outros trechos da história e acredito que Anne não nos conta em seu relato só sua visão sobre um momento histórico, acredito que ele envolve muito o repeito, a compreensão e o que é ser humano. Adorei a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este é incrível.
    Anne foi incrível, ela canalizou todo o sofrimento e alegrias dela num diário, tão pessoal, tão poético.
    Preciso reler ele e fazer resenha no blog.


    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Samuel,

    Esse é um livro que eu gostaria muito de ler...parece uma leitura bem interessante...parabéns pla sua resenha e pelo blog....seguindo aqui...feliz 2014!

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente! Comentar é uma ótima forma de incentivar os autores do blog a continuar escrevendo. É simples e rápido! Se você não tiver uma conta do Google selecione "Nome/URL" e coloque seu nome para sabermos quem você é :)