21 de nov. de 2013

[RESENHA] A Outra Face - Deborah Ellis

A Outra Face é um romance baseado nos confrontos e problemas que passam as pessoas que vivem no Afeganistão. É uma narrativa simples mas que ao mesmo tempo, envolvente com o leitor.

Parvana é uma garota que mora com a família em um apartamento muito pequeno, seu pai, mãe, e mais três irmãos. O fator principal para esse livro ser escrito é que, como o Afeganistão é controlado pelos Talibãs, as regras são muito claras em relação às mulheres do país. Simplesmente ela não podem sair de casa sem a companhia de um homem, elas não podem entrar em nenhum tipo de comércio, elas não podem falar com liberdade e devem usar a burca, que é aquela espécie de capa que esconde o rosto das mulheres (um fino véu). Já nos primeiros capítulos do livro, o pai de Parvana - responsável pelo sustento da família - é preso pelos talibãs. Aí começam os grandes problemas. "Quem vai sustentar a família?" Essa é a maior preocupação, porque as mulheres não podem trabalhar, é simples: mulheres sem um homem morrem! Até que uma amiga da mãe de Parvana, a sra. Weera, tem uma ideia, vestir Parvana de menino para que ela possa trabalhar e comprar alimentos necessários para sustentar a família. A garota aceita.


Agora Parvana virou Cassim, e ela começa a trabalhar numa espécie de feira, tentando vender o que seu pai vendia, e lendo cartas, coisa que seu pai também fazia. O pai de Parvana era muito inteligente, ele formou-se na Inglaterra e trabalhava lendo cartas e escrevendo para as pessoas comuns e para alguns talibãs, por isso ele foi preso, ele sabia das coisas.

Parvana vai passar por muitas situações, vai conseguir vender seus produtos, vai trabalhar, e vai continuar sendo amiga(o) de uma outra garota que também fez o mesmo que ela - "rapou" o cabelo e foi trabalhar para alimentar a família.

Esse livro nos passa a mensagem e nos narra pelo quê os afegãos passam na realidade deles. Ladrões têm suas mãos decepadas, mulheres sofrem abusos, crianças morrem, pessoas passando fome, e muitos outros problemas. É uma daquelas histórias "indicadas pela tia da biblioteca". Não é uma super escrita, é tudo muito simples, mas eu não me arrependo de ter lido esse livro, recomendo sim. Outra coisa: A Outra Face foi um livro que lembrou-me muito o livro Cidade do Sol, do Khaled Hosseini, que também é afegão e escreveu histórias querendo transmitir a realidade daquele país. Eu só acho que o final foi muito forçado, pois foi uma espécie de "viveram felizes para sempre", ficaria muito melhor se a autora tivesse incrementado o final do livro com algo mais marcante.

Nome: A Outra Face
Autor: Deborah Ellis
Editora: Ática
Páginas: 127
Nota: 4/5


P.S. Esse é o livro da prova do meu colégio, então quero aproveitar a oportunidade para mandar um abraço para todos os meus colegas do 9º Ano, nós que estamos nos formando :)

5 comentários:

  1. Obrigada por fazer a resenha do livro Samuel .. Vai nos ajudar muito.. Abraços Kethelyn C.

    ResponderExcluir
  2. Também estava no 9º este ano e que bom que vocês vão se formar. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro,
    mas sou fascina por esse tipo de estória ...

    Parabéns pela formatura,
    é um dos momentos importantes da nossa vida :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tem cara mesmo de livro de colégio =P. Legal o seu colégio dar um livro ambientado no Afeganistão, tendo como pano de fundo os conflitos de lá. Palmas pro seu colégio!!! O meu só mandava os alunos lerem livros chatissimos!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o livro. Parece ser muito interessante. E como eu gosto muito de histórias que se passam em outras culturas, já estou encantada, rsrs.
    Beijos, Keila Ladeia.
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente! Comentar é uma ótima forma de incentivar os autores do blog a continuar escrevendo. É simples e rápido! Se você não tiver uma conta do Google selecione "Nome/URL" e coloque seu nome para sabermos quem você é :)