30 de jan. de 2014

[RESENHA] Querido John - Nicholas Sparks

Querido John foi o primeiro livro que li do famoso Nicholas Sparks, na resenha conto o que achei do romance.

Nome: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 276
Nota: 4/5

"(...) o amor significa pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa quão doloroso seja a sua escolha."

Esse trecho defini o ponto principal da história num todo. Querido John nos conta a história de John Tyree. Depois de seu falido relacionamento com o pai até a adolescência, ele decide se alistar no exército, na Alemanha. Durante sua licença, de volta aos Estados Unidos, conhece Savannah Lynn Curtis. A convivência e o amor mútuo de ambos foram crescendo a cada página do livro. Mas John teria de voltar para a Alemanha. Eles começaram a trocar e-mails e telefonemas, mas o que é relevante dizer aqui são as cartas, enviadas por Savannah a John e vice-versa.

Na segunda licença de John, os dois continuam juntos, mas o leitor percebe que o amor deles já se esfriou um pouco. De volta a Alemanha, John recebe uma carta que muda tudo. Eu achei que o clímax do livro seria outro: nos lembraria os atentados do 11 de setembro de 2001, contanto isso não foi relevante.

O livro é muito bom sim, mas não chega a ser excelente. Gostei do Nicholas Sparks, pois foi mais do que eu esperava. Ler Querido John não mexeu com meu coração ou me fez sentir muita coisa, foi mais uma leitura despretensiosa e agradável. Porém, em alguns momentos o comportamento dos personagens me deixou perplexo. A taranta de Savannah com o amor foi incômodo, as escolhas de John ficaram "no ar", e o final do livro não me surpreendeu.

9 comentários:

  1. Oi Samuel, tudo bem?!

    Querido John também foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que eu li, sendo que isso foi lá em 2010 (é, bastante tempo). Comprei o livro sem saber do sucesso do autor e que o mesmo tinha outros livros da mesma proporção de sucesso desse.

    Bem, eu gostei e muito do livro. Li em poucos dias e depois passei a ser leitor assíduo dos livros do Nicholas até achar que a fórmula do autor começou a se repetir - sempre o mesmo tipo de história. Então agora eu parei, mas pretendo voltar a ler seus livros algum dia rs.

    Tente ler outros livros dele. Às vezes algum pode não surpreender muito, mas quem sabe você não gostará mais de outro?
    Parabéns pela resenha. Bem objetiva.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Samuel. Já li "Querido John" e gostei bastante, mas assim como você também senti falta de algum elemento. Algumas horas na leitura me sentia um pouco entendiado, mas o livro tocou meu coração. Acho que é bastante relativo isso, cada um ver e interpreta algo de um modo. Boa resenha.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É um bom livro!!! :-)
    Beijos e continuação de boas leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro do Sparks mas tenho um pouco de curiosidade.
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir
  5. Como não viver toda uma vida e não ouvir algo sobre Nicholas Sparks? Todos o conhecem por seus livros! Se o assunto é romance, o assunto é Sparks. Ainda não li nada do autor, mas tenho amigos que dizem que vale à pena eu dar uma chance ao autor. Querido John me pareceu legal, no fim das contas.
    Não custa nada ler. :)

    Abraços!
    Vini - Um Jovem Leitor/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, shame on me que nunca li Sparks, mesmo tendo vários na prateleira.
    Esse é um dos que eu gostaria, mas tenho medo de nunca me recuperar rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  7. Samuel!
    Interessante sua análise do livro.
    Os livros do Nicholas são sempre cheios de paixão e com tragédia no meio, embora esteja mudando um pouco sua escrita, continua unanimidade.

    Agradeço a visita e comentário feito no blog. Volte sempre!
    Desejo um final de semana de muita paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”(Carlos Drummond de Andrade)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Samuel! Tudo bem? Esse foi o primeiro livro que li do Nicholas Sparks e eu me envolvi muito com a história. É uma pena que ela não tenha sido surpreendente para você, mas em algum livro ele vai acabar te encantando, mesmo que todo mundo diga que ele é um autor que possui uma "fórmula" para escrever, sempre terá algum livro dele que tocará mais o leitor. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu acho esse livro muuuito lindo. Li ele em 2011, não lembro de muita coisa. Sei que o filme estragou a história, foi muito rápido. Enfim, ótima resenha!
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente! Comentar é uma ótima forma de incentivar os autores do blog a continuar escrevendo. É simples e rápido! Se você não tiver uma conta do Google selecione "Nome/URL" e coloque seu nome para sabermos quem você é :)