29 de out. de 2013

29 de Outubro: Dia Nacional do Livro

Hoje, 29 de outubro, comemoramos no Brasil o Dia Nacional do Livro. E há muita história por trás dessa data.


Em 1810, nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro, Portugal disponibilizou para o Brasil medalhas, moedas, manuscritos e - é claro - livros, todos esses objetos vindos da Real Biblioteca Portuguesa. No dia 29 de outubro de 1810, essa biblioteca de Portugal foi transferida para o Brasil, dia que foi fundada a Biblioteca Nacional do Livro (por isso o dia Nacional do Livro).


Curiosidade
A primeira publicação literária no Brasil foi no ano de 1808 quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o livro se chamava "Marília de Dirceu", do autor Tomás Antônio Gonzaga.

Comemore o Dia Nacional do Livro
Atualmente, estamos aceitando presentes de livros rsrs. Mas minha família já sabe o que quero de presente de aniversário, natal, etc.: LIVROS! E aí, quem mais gosta de receber livros como presente?

Fonte: Brasil Escola

4 comentários:

  1. Oi, Samuel, obrigada pela sua visita no Tribo do Livro. Não há nada melhor que ganhar livros ou comprar se for o caso. Tudo de bom. Valeu

    ResponderExcluir
  2. Oie sua linda =)
    gostei dessa imagem e do post, não sabia que tinha acontecido nesse ano, gostei dessa atitude |õ|
    amiga, quer fazer algum sorteio em parceria com meu blog?
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Primeiramente, não é "sua linda" porque sou menino rsrs. Não faz mal, quem cuida do blog sou eu e a Giullia. ;)

      Obrigado pelo seu comentário, no momento estamos fazendo sim parcerias com os outros blogs. Confira nossas políticas: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/p/parceiros.html

      Beijos, até!

      Excluir
  3. Oi Samuel, tudo bem?
    Ah, o Dia Nacional do Livro. <3 Também fiz uma singela homenagem lá no blog.
    Fiquei muito surpresa quando soube o primeiro livro que foi lançado aqui. Muito legal.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Comente! Comentar é uma ótima forma de incentivar os autores do blog a continuar escrevendo. É simples e rápido! Se você não tiver uma conta do Google selecione "Nome/URL" e coloque seu nome para sabermos quem você é :)